Inicial > Uncategorized > POP-MUSIC

POP-MUSIC

Esse trabalho tem como objetivo apresentar as origens e características da música pop, seus principais artistas, com maior foco na “realeza” pop. Mesmo esse gênero musical tendo base também na tecnologia advinda da Revolução Industrial, e mesmo sendo musicas produzida e consumida em massa (pelo povo e para o povo), não se pretende levantar questões alheias ao mainstream, nem a cenas underground. O trabalho tem como foco as músicas produzidas e reproduzidas no grande mercado, e assim aceita pela maioria.

Após a Segunda Guerra Mundial, a sociedade se manifestou culturalmente, cada um a sua maneira. Assim como no cinema, onde gêneros cinematográficos se consolidaram em resposta à guerra, na música não foi diferente. No cinema, gêneros como, Musical (forma de escapismo da realidade fora da tela), Western (para fortificar e consolidar a imagem do americano para sua sociedade) e o Film Noir (como válvula de escape de toda desesperança causada após a guerra); a música também deu sua resposta: o Rock and Roll.

Pop é a abreviação da palavra “popular”, no qual esta definida no dicionário como algo pertencente ao povo; algo muito conhecido, notório; originado entre o povo ou por ele composto ou transmitido. Portanto a música pop (popular) é aquela originada no povo e assim consumida pela grande massa.

Muitas vezes o pop é classificado como canções com maiores vendagens e execução, ou um estilo musical mais diferenciado do rock. Mas para Silvio Anaz, a música pop é caracterizada como um gênero específico da canção jovem.

O aspecto jovem na música caracterizou o estilo que mais tarde viria a influenciar a música pop, e esse aspecto ainda permanece quando se trata de música pop, esse estilo foi o Rock and Roll (advento da fusão do Blues e Country Music).

Na década de 50, o Rock and Roll se popularizou, principalmente entre os jovens. E foi devido a esse sucesso que o espaço se abriu para o gênero pop.

A criação de musicas com diferentes variações do rock e do soul music, com a criação de musicas mais brandas, já era possível identificar características da musica pop.

A Disco Music dos anos 70 trouxe ao pop a sua irreverencia e sua característica dançante, assim como os temas românticos e sensuais.

Características:

  • Jovem e sexy;
  • Características dançantes, temas românticos e sexuais;
  • Redundância sonora, ritmos dançantes em melodias suaves;
  • Versos de fácil memorização;
  • Ênfase na gravação, produção, tecnologia e performance;
  • Refletir as tendências atuais, em vez de progresso.

Music Television, a MTV é um canal de televisão a cabo americano, com sede em Nova York. Foi fundada em 1981. Estruturada numa programação jovem, foi responsável por promover e popularizar a musica pop, através de programas, reality-shows e principalmente por videoclipes. Este último responsável por promover músicas e artista, e revolucionar a indústria fonográfica.

A MTV colaborou para o reinado do pop e de seus artistas na musica popular.

O rei do pop: Michael Jackson, e seu álbum Thriller, lançado em 1982 virou um fenômeno de vendagem e execução. Inovou com seu jeito de dançar, e a invenção do moonwalk, um passo de dança característico.

A rainha do pop: Madonna surge em 1983, e inclui a sexualidade na canção pop, forma de contestar a moralidade, que logo encontrou identificação com comunidades de minorias, como os gays.

Boy Band e Girl Group: os anos 90 foram marcados pelo surgimento de grupos formados por garotos e garotas, como Backstreet Boys e Spice Girl, alcançando bons resultados na Billboard (revista especializada).

Princesinhas do pop: Britney Spears e Christina Aguilera, ambas lançaram suas carreiras em 1999, e ficaram famosas pelos escândalos causados, tanto profissionais quanto pessoais. Sendo até incentivado pela mídia certa rivalidade entre elas. Viraram fenômeno de vendagem e execução já na virada do século.

Lady Gaga: A mistura de musica pop, dance, moda e bizarrice, promoveu o atual destaque Pop. Seu álbum de estreia lançado em 2008, ganhou grande repercussão, e através da comunidade gay vem ganhando cada vez mais espaço no mundo pop.

 

 

Bibliografia

 

ANAZ, Sílvio. “Como funciona a música pop” em http://lazer.hsw.uol.com.br/ musica-pop.htm, em 07 de outubro de 2010.

SOUZA,         Cláudio Manoel. “Música pop, e-music, mídia e estudos culturais”, em http%3A%2F%2Fwww.bocc.uff.br%2Fpag%2Fsouza-manoel-clau dio-musica-estudos-culturais.pdf&ei=SXu3TKqSHMK78gaBk8ScCQ&usg=AFQjCNH P_E5_oO7UQGbIMUoPLBka1dWRKA, em 07 de outubro de 2010.

MENDONÇA, Luciana Ferreira Moura. “Música pop(ular), diversidade e identidades: o manguebeat e outras histórias”, em http%3A%2F%2Fwww.ces.uc.pt%2Fpublicacoes%2Foficina%2F275%2F275.pdf&ei=x3i3TK26JoP_8Ab-xejuCQ&usg=AFQjCNFIJOfHzjD9izZf25CjBbJ3gCX0VQ, em 14 de outubro de 2010.

Dicionário Michaelis On-Line. “Popular”, em http://michaelis.uol.com. br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=popular, em 11 de outubro de 2010.

Wikipédia. “Pop music”, em http://en.wikipedia.org/wiki/Pop_music, em 14 de outubro de 2010.

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário