Início > Uncategorized > O Protótipo de um Novo Gênero

O Protótipo de um Novo Gênero

No filme Nanook of the North, Robert Flaherty conseguiu se diferenciar dos demais filmes documentais da época, pois saiu do modelo de filmes sobre observação da realidade realizados da epoca, como no caso dos travelogues, que eram filmes narrados em primeira pessoa passando ser apenas uma abordagem descritiva da natureza e da realidade, passando a fazer uso da representação criativa da realidade.

Criando então um método de pesquisa, filmagem e montagem de seus filmes, criou-se a narratividade documentário, adotando técnicas narrativas, provindas da ficção, como criação de dramas, suspenses, como no encontro de Nanook e seu filho e a caça à foca; fazendo uso da manipulação do espaço-tempo, como na relação das câmeras internas e extenas quando Nanook está construindo o iglu.

Enfim, Flaherty se diferenciou em sua epoca, não sendo um mero narrador, pois seus filmes não eram apenas uma observação da realidade,  mas a construção de personagens e um certo antagonistas através dos fatos (no caso, o homem contra a dura natureza), e através de uma desmontagem analistica, como diz Da-Rin, o filme é submetido a uma interpretação.

 

Nanook of the North (1922), de Robert  Flaherty, se diferenciava dos demais filmes de viagem pois o filme de Flaherty articulava-se em torno da vida de uma comunidade, o cineasta tal qual como o narrador da ficção; o filme não era apenas a observação da realidade, mas através dos fatos construir um personagem e um antagonista (homem contra o meio hostil dos desertos gelados); o filme submetido a uma interpretação, chamado como uma desmontagem analítica daquilo que foi filmado.

Atraves de artifícios, Flaherty consegue manter atenção do espectador (que mesmo os filmes de viagem ficando cada vez mais populares, não possuía essas características) através de criação de dramas, tensões e suspenses, como o encontro de Nanook com seu filho, a caça à foca etc.. INCORPORANDO A MONTAGEM NARRATIVA (manipulação do espaço-tempo). Ex.: contrução do iglu, relação de interior-exterior.

A inovação fundamental de Flaherty consistiu na adoção de técnicas narrativas em um terreno onde antes só havia lugar para a mais pura descrição.

NARRATIVIDADE DOCUMENTÁRIA – criação de um método de pesquisa, filmagem e montagem.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: